DSC02920

Dentre os grandes desafios da SOMAR SUL dentro da conturbada crise institucional e econômica pela qual atravessa a Nação brasileira, esta a possibilidade de transformar os conhecimentos auferidos por seus Obreiros mediante o exercício da fraternidade, em práticas sociais positivas visando ao bem-estar comum da sociedade.

DSC02933

E foi dentro deste espírito de convivência fraternal integração que na manhã deste sábado, 7 de outubro, reuniram-se no auditório da SATC, em Criciúma, 34 Irmãos do Quadro das Lojas jurisdicionadas às três Obediências regulares de Santa Catarina (Grande Loja de Santa Catarina – GLSC,Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC e Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina – GOB-SC) que, na condição de membros das comissões daquela entidade paramaçônica, objetivando à exposição de motivos e troca de informações.

Desse modo, foram abertos os trabalhos pelo Presidente Irmão Roberto Sessim (GOSC), acompanhado dos Irmãos Fernando Zancan (GLSC) e Carlos Sobrinho (GLSC), constando da ordem do dia fundamentalmente a relatoria dos trabalhos desenvolvidos pelas várias comissões ao longo do ano em curso, e ainda, a apreciação de propostas e projetos para o vindouro ano de 2018.

SOMARSUL-Comissão-de-Educação

Nessa esteira, relatou a COMISSÃO DE EDUCAÇÃO na voz do Irmão Rafael Cruz (GLSC) objetivar a mesma a criação de um colégio militar em Criciúma que atenda os municípios da região do Estado de SC,  hipótese que conforme foi referiu, prescindirá do engajamento e esforços conjuntos da SOMAR SUL e entidades de classe da região, bem como, de suas representações políticas, sem exclusão, é claro, do necessário apoio institucional da Polícia Militar de SC.

SOMARSUL-Comissão-de-Democracia

Seguiu-se após à exposição da COMISSÃO DE DEMOCRACIA, relatada pelo Irmão Ernesto Rothlisberger. Destacou o mesmo que o projeto de maior relevância daquela comissão se trata do acompanhamento, em tempo real, dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Vereadores de Criciúma. Para tanto, serão utilizadas as redes sociais por meio do desenvolvimento e utilização de aplicativos (APP’s), visando com isso, atender aos anseios de longa data da comunidade local, que a partir daí poderá fazer o monitoramento dos trabalhos daquela casa legislativa.

SOMARSUL-Comissão-de-Segurança

A COMISSÃO DE SEGURANÇA, por intermédio dos Irmãos Vilson Cemolin (GOB-SC), foto acima, e Robson Isidro (GOB-SC), foto abaixo) prestou esclarecimentos sobre sua atuação como membro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM de Criciúma, bem como, sobre o desenvolvimento do Plano Municipal de Segurança. Deram destaque sobre a existência de tais projetos, das dificuldades e desafios a serem transpostos para sua implantação, situação do conhecimento de todos os presentes, quando se trata de resolver assuntos relacionados à prevenção e combate à criminalidade.

SOMARSUL-Comissão-de-Segurança-II

SOMARSUL.-Comissão-de-Saúde

A COMISSÃO DE SAÚDE, manifestou-se através do Irmão Marcus Roveda (GLSC), dando conta de sua coparticipação como representante da SOMAR SUL na gestão do Hospital São José – HSJ de Criciúma. Referiu sobre o reconhecimento desse trabalho escorado na ética e nos bons costumes, destacando ainda sobre o projeto que visa a implantação e coparticipação da SOMAR SUL na gestão do Hospital Infantil Santa Catarina – HISC, proposta esta que também prescindirá de apoio institucional e parcerias entre o Estado de SC, municípios, HSJ e UNESC.

Destacou-se ao final sobre o papel da COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO, cuja relevância e trabalho se perfazem no papel que exerce como ente agregador, ou seja, como o elo entre a SOMAR SUL, Lojas Maçônicas e Irmãos das três Potências Maçônicas regulares que a constituem.

SOMARSUL.-Visitante.-Vereador-Julio--Kaminski

Participou como convidado dos trabalhos o vereador Júlio Kaminski (GLSC). Na ocasião, fez referência sobre seu compromisso de prestar contas à SOMAR SUL, Lojas e Irmãos que o apoiaram no pleito de 2016. Deu destaque às dificuldades que resultam da escolha de um modelo de atuação lastreado na ética maçônica e discorreu sobre sua atuação no processo legislativo.

Instado sobre uma possível nova candidatura, sem descartar a hipótese referiu que se mantém fiel ao compromisso do não firmado em 2016. No entanto, deixou claro que se a hipótese prescinde de melhor avaliação e que manifestará, consultados os Irmãos, em momento oportuno. Fez referência ainda: ao projeto de limitação do horário de venda de bebidas alcoólicas em Criciúma; à complexa questão da destinação de recursos da Câmara de Vereadores de Criciúma; à sua agenda com representantes políticos da região Sul; à concessão de verba para o ambulatório de feridas; ainda, à  sua intervenção junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC – ARESC.

Vice-Presidente-Ir.'.-Luiz-Damásio

Encerrando os trabalhos manifestaram-se o Vice-Presidente e Presidente da SOMAR SUL, Irmãos Luiz Damásio (GOB-SC) e Roberto Sessim (GOSC), respectivamente, tendo este último enfatizado sobre a necessidade, cada vez maior, da participação e envolvimento maior das Lojas e de seus Veneráveis Mestres. Concitou-os ainda a incentivar novas adesões de Irmãos à SOMAR SUL.

Ao final, expressou gratidão ao Grande Arquiteto do Universo. pelo indiscutível êxito obtido ao longo destes quase três anos de existência, reconhecimento, respeito e credibilidade públicos junto à comunidade do Sul de SC, os quais devem ser creditados ao perfil ético que caracteriza nossos Obreiros quando, pelo incansável trabalho, representam condignamente a SOMAR SUL “fora de nossos Templos”, fortalecendo assim os laços de  fraternidade entre as três Obediências regulares e tornando feliz a Humanidade pelo trabalho em prol do bem-estar da sociedade sul catarinense.

Da-esquerda-para-a-direita-Irmaos-Vilson-Cemolin,-Roberto-Sessim(Presidente)-e-José-Mondardo

Da esquerda para a direita, os Irmãos Vilson Cemolin, Roberto Sessim (Presidente da Somar Sul) e José Mondardo.

Texto elaborado pelo Irmão Flávio Silvério, Mestre Maçom e obreiro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade Criciumense nº 55.