Dia-da-imprensa-01

Na sexta-feira, 27 de julho, em um ato que reuniu autoridades maçônicas, civis, militares e membros da imprensa da capital do Estado de Santa Catarina, diversas entidades homenagearam o patrono da imprensa e da Maçonaria catarinense, o Maçom, jornalista e militar Jerônimo Coelho; os 187 anos de Fundação da Imprensa de Santa Catarina, os 86 anos de Fundação da Associação Catarinense de Imprensa e os 50 anos de Fundação da Casa do Jornalista.

Dia-da-imprensa-17

Neste evento, realizado junto ao busto de Jerônimo Coelho, localizado na praça XV de Novembro, em Florianópois, o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, foi representado pelo Irmão Anderson Redinha Malgueiro (c), Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.

As três potências Maçônicas catarinense – Grande Loja de Santa Catarina (GLSC), Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC) e Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina (GOB-SC), se fizeram presentes. O Irmão Getúlio Corrêa, Ex-Grão-Mestre do GOSC, representou o Irmão Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do GOSC; e o Irmão Altair Salésio, Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC, representou o Irmão Adalberto Aluizio Heyng, Grão-Mestre do GOB-SC.

Dia-da-imprensa-05

Se fizeram, também, presentes as seguintes autoridades:

  • Irmão Arnaldo José de Lima, Venerável Mestre da ARLS Jerônimo Coelho nº 13, do GOSC
  • Jorge de Castro Abreu, Venerável Mestre da ARLS Jerônimo Coelho nº 1820, do GOB-SC.
  • Jornalista Ademir Arnono, Presidente da Associação Catarinense De Imprensa
  • Coronel José Herculano Ambuja Júnior, Chefe do Estado Maior da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, representando o General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada
  • Augusto César Zeferino, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico De Santa Catarina
  • Salomão Ribas Júnior, Presidente da Academia Catarinense de Letras

 

Dia-da-imprensa-03

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música da 14ª Brigada Silva Paes, o jornalista Ademir Arnon, Presidente da Associação Catarinense de Imprensa foi convidado para fazer a saudação às autoridades e convidados, abrindo este ato solene.

Dia-da-imprensa-22

O Irmão Anderson Malgueiro, Deputado Do Grão Mestre da GLSC; Getúlio Corrêa, Ex-Grão-Mestre do GOSC; Altair Salésio, Ex-Grão-Mestre do GOB-SC; Ademir Arnon, Presidente da Associação Catarinense de Imprensa; Coronel José Herculano Azambuja Júnior, Chefe do Estado Maior da 14ª Brigada De Infantaria Motorizada; Salomão Ribas Júnior, Presidente da Academia Catarinense de Letras; e Augusto Zaferino, do Presidente do Instituto Histórico, colocaram junto ao Monumento de Jerônimo Coelho, uma cobeille de flores que foi conduzida pelos Irmãos Arnaldo José de Lima, Venerável Mestre da ARLS Jerônimo Coelho nº 13, do GOSC; e Jorge de Castro Abreu, Venerável Mestre da ARLS Jerônimo Coelho nº 1820, do GOB-SC.

Fez uso da palavra, em nome da imprensa, o Sr. Salomão Ribas Júnior, Presidente da Academia Catarinense de Letras e do Conselho da Associação Catarinense de Imprensa (Casa do Jornalista).

Dia-da-imprensa-15

Em seguida, o Irmão Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre de Santa Catarina, no ato representando o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da GLSC, procedeu, em nome da Maçonaria Catarinense, o seu pronunciamento, cujas palavras podem ser conferidas clicando aqui.

Dia-da-imprensa-24

Dia-da-imprensa-14

Após o discurso do Irmão Anderson Malgueiro, o Cerimonialista fez um breve relato sobre a vida de Jerônimo Coelho nas Forças Armadas brasileiras.

Posteriormente, foi executado o Hino de Santa Catarina pela Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, tendo, ao seu final, o Cerimonialista, agradecido a presença de todos e dado por encerrado esta solenidade.

A seguir mais registros fotográficos deste evento:

Dia-da-imprensa-04

Dia-da-imprensa-06

Dia-da-imprensa-09

Dia-da-imprensa-10