DSC_0140

Foi fundada na última sexta-feira, 28 de agosto, em Chapecó, em ato solene, no Clube Recreativo Chapecoense, a SOMAR OESTE – Sociedade Maçônica Regional. Este evento foi prestigiado por cerca de 300 participantes, autoridades maçônicas, civis e militares, além de Irmãos das três potências maçônicas catarinense e convidados.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos as seguintes autoridades:

  • Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão João Paulo Sventinickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
  • Irmão Adalberto Aluízio Eyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina
  • Irmão José Aurélio Zambenedetti, Coordenador da Comissão Organizadora da SOMAR OESTE;
  • Irmão Luciano José Buligon, vice-prefeito de Chapecó, na oportunidade representando o Sr. José Cláudio Caramori, prefeito de Chapecó
  • Sr. Gelson Merísio, Presidente da Assembleia Legislativa
  • Sr. Américo do Nascimento, Secretário de Estado para o Desenvolvimento Regional, representando o Sr. João Raimundo Colombo, Excelentíssimo Governador do Estado de Santa Catarina
  • Coordenador do Grupo de Atuação Especial De Combate ao Crime Organizado, Promotor de Justiça Fabiano Baldissarelli;
  • Tenente Coronel PM Cosme Munique Barreto, Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, de Chapecó;
  • Tenente Coronel BM Aldo Franz, Comandante do Corpo de Bombeiro Militar, em Chapecó;

DSC_0058

O Irmão José Aurélio Zambenedetti, o Zeca, Coordenador da Comissão Organizadora da SOMAR OESTE, foi o primeiro a falar e seu discurso foi o seguinte:

A entidade reúne associação de Maçons pertencentes a 42 Lojas Maçônicas dos municípios do Oeste de Santa Catarina e atuará como braço social da Ordem Maçônica na região, unificando as agendas e ações. Otimizará e integrará o desenvolvimento de projetos sociais se consolidando como entidade atuante e participativa na discussão de problemas, apresentação de proposições e acompanhamento de ações que objetivem a melhoria da vida da sociedade oestina.

Entre outras áreas, a SOMAR OESTE desenvolverá atividades nas áreas de segurança pública, economia, ciência política, educação, combate à corrupção, prevenção, causas e efeitos dos fenômenos climáticos, infraestrutura e logística, com foco nas rodovias, aeroportos, ferrovias e hidrovias.

Durante os pronunciamento, foi destacado pelos oradores que a Ordem Maçônica objetiva tornar o mundo onde vivemos melhor e mais feliz. Em consequência, cultua o amor fraternal, a igualdade entre os homens, o aperfeiçoamento dos costumes, a tolerância, o respeito às autoridades constituídas bem como o livre culto religioso. Liberdade, igualdade e fraternidade são, com a crença em um princípio criador, a máxima da Ordem Maçônica.

Os Maçons se reúnem semanalmente em Oficinas, chamadas de Lojas Maçônicas, espalhadas pelas cidades do mundo inteiro e comungam seus princípios de justiça e liberdade com as comunidades onde estão inseridas.

O primeiro a falar foi o Irmão José Aurélio Zambenedetti, o Zeca, Coordenador da Comissão Organizadora da SOMAR OESTE, que disse o seguinte:

Em nome dos Maçons aqui presente e os que não puderam participar, oriundos de 42 lojas do grande oeste catarinense, saudamos as autoridades nominadas pelo cerimonial. Nossa saudação às senhoras e senhores, amigos da imprensa e convidados.

Ao longo do tempo a maçonaria tem sido baluarte de importantes ações em favor do bem comum e da evolução do gênero humano.

Grandes eventos e momentos balisadores da humanidade foram e continuam sendo idealizados pela maçonaria. momentos de conflitos, momentos de união, momentos de renovação de diversos quadrantes.

As ações dos Maçons continuam sendo, desde os primórdios, pesquisar, defender o conhecimento, combater a ignorância, os preconceitos e erros. Tudo com vistas ao bom andamento da evolução do povo e de seus governantes.

Hoje estamos realizando mais um ato que se tornará prática em ações visíveis, onde a maçonaria operativa desvela seus princípios com associação de irmãos em torno de objetivos comuns. A tríade liberdade, igualdade e fraternidade continua sendo a base norteadora na constituição da SOMAR OESTE. com toda certeza, para somar, teremos que multiplicar.

A SOMAR OESTE tem como objetivo otimizar e integrar o desenvolvimento de projetos sociais. na condição de entidade atuante e participativa na discussão e apresentação de proposições positivas visando o desenvolvimento sócio econômico, respectivamente a melhoria da qualidade de vida da sociedade oestina em diversas áreas.

Passaremos apresentação de alguns objetivos da somar oeste

Ações pontuais:

  • Incentivar, apoiar, aproximar e fortalecer as lojas maçônicas legais e reconhecidas e seus integrantes reforçando a base da sociedade que é a família;
  • Organizar um calendário maçônico  integrando reuniões para eventos internos, encontros de confraternização e sessões brancas comemorativas;
  • Desenvolver novos projetos sociais, apoiando boas iniciativas em favor do bem comum;
  • Defender investimentos em áreas sociais que visem a melhoria do índice de desenvolvimento humano local e regional;
  • Fomentar o desenvolvimento sócio econômico local e regional;
  • Defender ações de combate a corrupção e campanhas educativas que visem reforçar a ética, a moral e os bons costumes;
  • Apoiar a Fundação Hermon, braço social da Maçonaria, estimulando ações na região oeste;
  • Apoiar entidades paramaçônicas como Filhas de Jó, Lowtons e Ordem Demolay;
  • Manter a permanência e apoio na condução administrativa dos hospitais regional do oeste que é referência para 120 municípios da região em diversas áreas de alta complexidades, com ampliação dos serviços para cardiologia por exemplo;
  • Manter administração do Hospital da Criança em Chapecó e Nossa Senhora da Saúde em Coronel Freitas e outros municípios de atuação;
  • Apoiar a difusão do ancianato já em construção em chapecó, projeto Residencial Vila Verde, com capacidade para acolher 300 idosos; apoiar projetos e iniciativas locais de todas lojas da região associadas à somar;
  • Defender ações nacionais de preservação do ecossistema brasileiro, com ênfase para Bacia Amazônica, Planalto Central e Meridional, como a região do Pantanal.
  • Defender ações governamentais para uso sustentável do Aquífero Guarani no Cone Sul;
  • Reivindicar e defender a implantação de uma estação meteorológica regional equipada com radar e demais suprimentos e recursos humanos necessários para monitoramento do clima;
  • Apoiar a Defesa Civil nas ações humanitárias em situações de emergência;
  • Incentivar ações que visem prevenção de fenômenos climáticos com orientações à comunidade sobre causas, efeitos e consequências, bem como orientar sobre como proceder em casos de grandes catástrofes.
  • Reivindicar e acompanhar o desenvolvimento de projetos, bem como a correta aplicação de recursos públicos em rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrovias e energias renováveis como eólica e solar.

DSC_0065

Foto geral do Evento.

DSC_0060

Na sequência, a palavra foi passada para o Irmão Américo do Nascimento, Secretário de Desenvolvimento da Estado – Secretaria Regional do Oeste.

DSC_0071

O Irmão Gelson Merisio, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no momento do seu discurso.

DSC_0079

O Irmão Luciano Buligon, Vice-prefeito Municipal de Chapecó, representando o Sr. José Cláudio Caramori, prefeito de Chapecó.

DSC_0093

Foto geral do evento, ao fundo continua a fala do Irmão Luciano Buligon.

DSC_0109

Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, destaca a importância de apoiar um projeto como o da SOMAR e enfatiza que a SOMAR OESTE fará a diferença em toda a região oeste catarinense.

DSC_0117

Irmão Adalberto Aloízio Eyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, diz que estará a frente deste processo juntamente com as outras potências.

DSC_0131

O Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, enaltece a participação de todos os Irmãos para que a SOMAR OESTE alcance os objetivos traçados e diz estar engajado fortemente neste processo.

DSC_0143

Foto geral do Evento.

Além do trabalho do Irmão Marcos Bedin (texto base e fotos para esta matéria), da MB Comunicação, destaca-se o Irmão Edú Vial, da Relatec, que muito contribuiu para as comunicações no Ato da SOMAR OESTE.