A Sessão Magna Pública Comemorativa do 51º Encontro do Dia do Maçom foi realizada na noite de sábado, 18 de agosto, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e contou a presença de cerca de 1800 Irmãos, cunhadas e convidados.

À porta do Templo, Filhas de Jó e DeMolays recepcionavam os Irmãos, cunhadas e convidados.

Após a entrada ao Templo do Estandarte da Grande Loja de Santa Catarina, sob o Hino da Grande Loja de Santa Catarina, deu-se entrada aos Estandartes das Lojas organizadoras do 51º Encontro do Dia do Maçom, juntamente com os seus Venerávels Mestres:

  • Lojas Lauro Müller nº 7, Irmão Carlos Alberto Martins
  • Padre Roma nº 16, Irmão Rogério Bravo
  • Fraternidade Josefense nº 30, Irmão Sérgio Gomes Mattos
  • Padre Roma II nº 34, Irmão Pedro Adilão Ferrari
  • Arte Real Palhocense nº 51, Irmão Cassiano Ricardo Starck
  • Arte Real Santamarense nº 83, Irmão José Arcino Silva
  • Acácia Palhocense nº 9, Irmão Messias Gomes Fuentes
  • São Miguel da Terra Firme nº 110, Irmão Diego Telomaro Peiter

Participaram desta Sessão Magna Pública, as seguintes autoridades:

  • Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
  • Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Ricardo José Roesler, 1º Grande Vigilante da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão José Ricardo da Silva, Coordenador Geral do 51º Encontro do Dia do Maçom
  • Sra. Adeliana Dal Pont, Prefeita Municipal de São José
  • Adriano Mattos, Secretário de Turismo, representante do Sr. Camilo Nazareno Pagani Martins, Prefeito Municipal de Palhoça
  • Irmão Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão José Carlos Arthur, Grande Representante da Grande Loja de Santa Catarina, junto à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo
  • Irmão Rudney Raulino, Presidente da Fundação Hermon
  • Cunhada Cristiane do Rocio Tisot de Souza, Suprema Deputada Assistente para Santa Catarina, representando a Ordem Internacional das Filhas de Jó
  • Irmão Victor Leduc Machado, Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay
  • Irmão José Carlos de Oliveira, Delegado do Grão-Mestre para o 10º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Luiz Justiniano Soares, Delegado do Grão-Mestre para o 8º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Rafael de Mello, Delegado do Grão-Mestre para o 5º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-01

A mesa das autoridades foi composta, da  esquerda para a direita, pelo representante do Prefeito Municipal de Palhoça, Sr. Camilo N. Pagani Martins, Irmão Ricardo José Roesler, 1º Grande Vigilante da Grande Loja de Santa Catarina; Airton Edmundo Alvez, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Anderson Redinho Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Luiz Henique Luchezi, Venerável Mestre da Sessão Magna Pública; João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre  da Grande Loja de Santa Catarina; José Ricardo da Silva, Coordenador Geral do 51º Encontro do Dia do Maçom; e Adeliana Dal Pont, Prefeita Municipal de São José.

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-04

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-05

Delegados Distritais do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Membros das Alta Administração da Grande Loja de Santa Catarina, o Irmão Victor Leduc Machado, Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, e a Cunhada Cristiane do Rocio Tisot de Souza, Suprema Deputada Assistente para Santa Catarina, representando a Ordem Internacional das Filhas de Jó

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-06

Membros da Alta Administração da Grande Loja de Santa Catarina.

WhatsApp Image 2018-08-21 at 10.49.54

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-07

Veneráveis Mestres das Lojas da Jurisdição da Grande Loja de Santa Catarina.

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-09

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-10

Irmãos, cunhadas e convidados.

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-11

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-12

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-04

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-22

Depois de todos posicionados em seus lugares, o saxofonista Anderson Sauerbier e o tecladista Murilo Borges tocaram a música What a Wonderful World, que pode ser ouvida no áudio a seguir:

 

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-24

Findada a música, o Irmão Luiz Henrique Luchezi, Venerável Mestre, solicitou que fosse dada a entrada ao Pavilhão Nacional, que estando posicionada no local devido, foi interpretado o Hino Nacional Brasileiro pelo Coral da Assembleia Legislativa, sob a regência do Maestro Rêgi Barcelos. Depois, o Pavilhão Nacional foi colocado em lugar de destaque, para que ali permanecesse até o final desta Sessão.

Dando sequência ao Ritual, o Irmão Luiz Henrique Luchezi, Venerável Mestre, solicitou ao Irmão Evilário Ramos Schmitz para que fizesse a abertura do Livro da Lei. Na sequência, iniciou o diálogo sobre o tema “A Retidão da Conduta Humana” (ler aqui), com os Irmãos Daniel Teske Correa, 1º Vigilante; Marcos Aurélio Coelho, 2º Vigilante; Nelson Klock, Orador; e João Alfredo Freitas Gomes, Secretário.

Em seguida, aconteceu a apresentação do Coral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, cantando a música “Nos Campos do Mundo”, de autoria do Maestro José Acácio Santana, e simultaneamente, se apresentaram os bailarinos Oriana Hoeschel e Gustavo Thomaz, integrantes do corpo de balet da Escola “Garagem da Dança. Neste momento, as luzes do salão foram reduzidas e todos os presentes acenderam as luzes de seus celulares, dando um toque especial ao momento.

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-15

Posteriormente, o Irmão Luiz Henrique Luchezi, Venerável Mestre, solicitou ao Irmão Rudnei Raulino, presidente da Fundação Hermon e Mestre Instalado da Loja Padre Roma nº 16, para que fizesse a saudação ao Pavilhão Nacional.

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-16

Na sequência, o Irmão Nelson Klock, Orador, fez uso da palavra, conforme pode ser conferido no áudio a seguir:

 

O Irmão Luiz Henrique Luchezi, Venerável Mestre, cedeu a palavra para que a Sra. Adeliana Dal Pont, Prefeita Municipal de São José, cidade anfitriã do 51º Encontro do Dia do Maçom, falasse aos presentes, conforme o áudio a seguir:

 

Sessao-Publica-Encontro-Dia-do-Macom-17

O Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, fez uso da palavra. O áudio pode ser conferido a seguir e a leitura do texto, clicando aqui.

 

Por fim, o Irmão Luiz Luchesi, Venerável Mestre, solicitou ao Irmão para que o Irmão Evilário Ramos Schmitz fecha-se o Livro da Lei e  deu por encerrada a Sessão Magna Pública do 51º Encontro do Dia do Maçom.

Para fazer download de todas as fotos oficiais do 51º Encontro do Dia do Maçom, clique neste link, que estará disponível até o dia 28 de agosto de 2018.