Foi ministrado nesta terça-feira, 17 de julho, um treinamento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio na sede da Grande Loja de Santa Catarina. Os instrutores foram o Tenente André e o Sargento Henrique, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Participaram colaboradores e funcionários da Grande Loja de Santa Catarina.

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-01

Irmão Flávio Rogério Pereira Graff (e), Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, apresenta o Tenente André (d) e o Sargento Henrique, e passa a palavra ao Tenente André.

Captura-de-tela-2018-07-17-18.48

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-03

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-04

O Sargento Henrique falou sobre primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, trama, fraturas fechadas e expostas, luxação, entorse, hemorragias internas e externas, e convulsões.

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-05

Sobre cada situação, apresentou imagens e teceu comentários de forma a esclarecer e informar qual o melhor procedimento para proteger o paciente física e emocional, e ainda minimizar o seu sofrimento.

A cada caso comentado foi viabilizada a discussão e pedido de esclarecimentos sempre dirigidas aos palestrantes, Tenente André e Sargento Henrique, com a participação e mediação do Grão-Mestre, que é também Coronel Bombeiro Militar, a pouco na reserva.

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-06

Findo o período matutino, o Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, agradeceu a participação e colaboração do Tenente André, e solicitou ao Irmão Aldir Medeiros, Grande Bibliotecário da Grande Loja de Santa Catarina, para entregar um mimo ao instrutor.

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-07

O Irmão Aldir Medeiros entrega uma caneta da Grande Loja de Santa Catarina ao Tenente André.

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-08

No período da tarde, a instrução ficou apenas por conta do Sargento Henrique que falou sobre combate e prevenção à incêndio.

O tema foi sobre o comportamento do fogo, efeitos do calor, tipos combustíveis sólidos, líquidos e gasosos. A cada caso, informou qual a maneira mais eficaz de extinguir o fogo, desde a retirada do material combustível, abafamento e resfriamento de forma a quebrar o mais rapidamente a reação em cadeia. Para tanto apresentou e esclareceu sobre o uso adequado de extintores com água, com pó químico e com CO².

Treinamento com funcionários e colaboradores.

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-09

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-12

Atendimento Pre-Hospitalar e Prevencao e Combate a Incendio-10

Ao final, o Grão-Mestre agradeceu ao Sargento Henrique pelas informações e orientações, e solicitou ao Irmão Rogério Saturnino, Gerente Administrativo da Grande Loja de Santa Catarina, para que entregasse um mimo ao Palestrante.