No dia 21 de abril, na sede da Grande Loja de Santa Catarina, foi comemorado o 62º Aniversário de Fundação da Grande Loja de Santa Catarica, com a realização da Assembleia Geral do Povo Maçônico.

glsc-62-anos_40739187855_o

No foto acima, sentados, da esquerda para a direita, os Irmãos Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Adalberto Aluizio Heyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Norton Walladão Panizzi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul; Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; e Airton Edcmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina. Em pé, da esquerda para a direita, os Irmãos Mário Blumenthal, Delegado do Grão-Mestre para o 29º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; Günter Gerhardt Resener, Delegado do Grão-Mestre para o 16º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; José Domingos Gavioli, Delegado do Grão-Mestre para o 22º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; Sérgio Luiz Barreto de Sá, Delegado do Grão-Mestre para o 27º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; e Luiz Rodrigues dos Santos, Delegado do Grão-Mestre para o 20º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina.

Antes da Sessão, o Grão-Mestre recepcionou diversas autoridades na sala do Grão-Mestrado.

Estiveram presentes as seguintes autoridades Maçônicas:

• Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
  • Adalberto Aluizio Heyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
  • Norton Walladão Panizzi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul
  • Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina

glsc-62-anos_41590778762_o

O Irmão Norton Walladão Panizzi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Grande Loja Mãe, entrega homenagem ao Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, uma placa comemorativa.

Placa-Homemagem-GLMERS-62-Anos-GLSC

glsc-62-anos_39822874110_o

O Irmão Fávio Rogério Pereira Graff (d), Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, recebe do Irmão Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, homenagem especial daquela Potência.

Placa-Homemagem-GOSC-62-Anos-GLSC

glsc-62-anos_39822879250_o

Irmão Adalberto Aluizio Heyng (e), Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, entrega ao Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre, homenagem especial à Grande Loja de Santa Catarina.

Placa-Homemagem-GOB-SC-62-Anos-GLSC

glsc-62-anos_27761821888_o

Chegada dos Irmãos, Cunhadas, sobrinhos e convidados na Sede da Grande Loja de Santa Catarina para a Assembleia Geral do Povo Maçônico.

glsc-62-anos_26762924377_o

glsc-65-anos_40921221944_o

Início da Assembleia Geral do Povo Maçônico, no Trono, da esquerda para a direita, os IIr∴ Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Adalberto Aluizio Heyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Norton Walladão Panizzi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul; Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; e Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.

Captura-de-tela-2018-04-23-18.40

Entrada do Pavilhão Nacional.

glsc-65-anos_27762261868_o

Após a entrada do Pavilhão Nacional ao Templo, foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

glsc-65-anos_39823524540_o

glsc-65-anos_39823532620_o

glsc-65-anos_41631824761_o

Momento do deslocamento do Pavilhão Nacional ao seu lugar de destaque.

glsc-65-anos_26763724977_o

O Grande Secretário Guarda Selos, Irmão José Dejanir de Castro, leu a Ordem do Dia:

• Premiação do Concurso “Pitágoras” de Peças de Arquitetura
  • Entrega da Medalha e Diploma “21 de Abril”
  • Mensagem do Sereníssimo Grão-Mestre

glsc-65-anos_41591647032_o

A seguir, o Grande Orador, Irmão Luis Carlos Schmidt de Carvalho Filho, falou a pedido do Grão-Mestre sobre o “Concurso Pitágoras de Peças de Arquitetura”.

Realizado anualmente desde o ano de 2006, o Concurso “Pitágoras de Peças de Arquitetura” é uma ação cultural não competitiva e conjunta da Grande Loja de Santa Catarina e da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Pitágoras nº 15, com os seguintes objetivos:

• premiar o interesse, esforço, dedicação e trabalho dos Obreiros
  • pôr em evidência os Maçons premiados e suas Lojas
  • induzir o envolvimento e responsabilidade das Luzes, Mestres e Comissão de Cultura e Liturgia na orientação e qualidade das peças
  • incentivar e aprimorar a cultura maçônica
  • estimular a produção de peças de arquitetura de qualidade
  • identificar e auxiliar o desenvolvimento e manifestação de talentos existentes na jurisdição

O Irmão Grande Secretário leu, por categoria, a nominata do Irmãos premiados.

A pedido do Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, os Irmãos Suenon Mafra Pinto, Coordenador do Concurso e Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Pitágoras nº 15; e Antônio Chraim, Grande Secretário da Cultura; fizeram a entrega de diploma e brinde aos Irmãos.

Categoria Aprendiz Maçom

Concurso-Pitagoras-AM-CM

• Alvaro  Hugo Acosta Sanguinetti, da Loja Templários da Nova Era nº 91, de Florianópolis
  • Douglas Nazareno Debiazi Vargas, da Loja Pedro Cunha nº 11, de Araranguá
  • Fernando Fallgatter, da Loja Templários da Arte Real nº 44, de Blumenau
  • Juliano Hilário de Fáveri, da Loja Fraternidade Criciumense nº  33, de Criciúma
  • Osnei Scheffer de Oliveira, da Loja Cinzel nº 89, de Curitibanos
  • Osvanildo Francisco Arcenio, da Loja São Miguel da Terra Firme nº 110, de Biguaçu

Categoria Companheiro Maçom

Concurso-Pitagoras-CM-MM

• André Carlos Pagotto, da Loja Elos da Fraternidade nº 84, de Concórdia
  • Clóvis Pianesser, da Loja Padre Roma nº 16, de São José
  • Epitácio da Silva Vargas, da Loja Elos da Fraternidade nº 84, de Concórdia
  • Lairton Sidney Bueno, da Loja Elos da Fraternidade nº 84, de Concórdia
  • Mauro Celso de Aguiar, da Loja União Indaialense nº 36, de Indaial
  • Rafael Schmidt Waldrich, da Loja Eduardo Teixeira nº 41, de Balneário Camboriú
  • Téo Mario da Rosa, da Loja Elos da Fraternidade nº 84, de Concórdia (não pode comparecer e receberá a sua premiação na sua Loja).

Categorias Mestre Maçom e Especial

Concurso-Pitagoras-MM-Especial

Categoria Mestre Maçom

• Erwin Teichmann, da Loja Pedreiros da Liberdade nº 79, de Florianópolis
  • Fabiano Machado, da Loja Liberdade e Harmonia nº 81, de Florianópolis
  • Jairo Joaci Kruger, da Loja Ottokar Dörffel nº 59, de Joinville
  • José Éder Salet Aguiar, da Loja Rei Davi nº 58, de Florianópolis
  • Régis Campos Mendonça, da Loja Templários da Arte Real nº  44, de Blumenau
  • Roque Antonio Rossetto, da Loja Gênesis nº 47, de Florianópolis

Categoria Especial

• Édio Jácomo Coan, da Loja Pedreiros da Liberdade nº 79, de Florianópolis
  • Leonardo Beduschi, da Loja Fraternidade e Justiça nº 70, de Blumenau
  • Marcelo Cardoso Figueira, da Loja Gênesis nº 47, de Florianópolis
  • Niralci da Silveira, da Loja Colunas da Fraternidade nº 78, de Blumenau
  • Realdo José Sorato, da Loja Fraternidade Criciumense nº 33, de Criciúma (não pode comparecer e receberá a sua premiação na sua Loja).
  • Rodrigo Garcia Lufiego, da Loja Wolfgang Goethe nº 113, de Joinville

Cada um dos Irmãos premiados no Concurso Pitágoras recebeu uma foto em grupo da sua categoria de premiação.

Dando sequência à Ordem do Dia, o Grande Orador, Irmão Luis Carlos Schmidt de Carvalho Filho, falou sobre a Medalha 21 de Abril, instituída pelo Decreto nº 51, de 2 de abril de 1984, uma honraria conferida pela Grande Loja de Santa Catarina aos seus Mestres Maçons, que tenham completado 25 anos de efetiva atividade Maçônica. Cada agraciado escolheu quem iria efetuar a entrega da Medalha 21 de Abril e de seu respectivo Diploma.

O Grande Secretário Guarda Selos, Irmão José Dejanir de Castro, a pedido do Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, procedeu a leitura dos Irmãos que receberão a Medalha 21 de Abril nesta Sessão, que pode ser conferida clicando aqui.

Medalha-21-de-Abril

Irmão Flávio Rogério Pereira Graff (na primeira fila, ao centro), Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, com os Irmãos que receberam a Medalha 21 de Abril e seu respectivo Diploma.

Cada Irmão recebeu, também, uma foto do recebimento da Medalha 21 de Abril e do diploma, e outra coletiva com o Grão-Mestre. Os Irmãos que não puderam estar presente, receberão a Medalha e respectivo Diploma em sua Loja.

O Grande Orador, Irmão Luis Carlos Schmidt de Carvalho Filho, fez a saudação protocolar aos Irmãos Visitantes e destacou a importância do evento, conforme áudio a seguir:

glsc-65-anos_26763566667_o

Finalizando a Ordem do Dia, o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff (ao centro), proferiu a sua mensagem, conforme áudio a seguir e/ou que pode ser lida clicando aqui:

Confira, a seguir, um vídeo compacto da Sessão e do Jantar Comemorativo ao 62º Aniversário de Fundação da Grande Loja de Santa Catarina, que foi realizado após a Sessão.

glsc-62-anos_39824010510_o

No salão de eventos da sede Grande Loja de Santa Catarina aconteceu o Jantar Comemorativo ao 62º Aniversário de Fundação da Grande Loja de Santa Catarina.

glsc-62-anos_39823938350_o

O Irmão Flávio Rogério Pereira Graff convidou as autoridades Maçônicas, com suas respectivas esposas, para se posicionarem à frente do palco para proferir algumas palavras antes do jantar.

Na foto acima, da esquerda para a direita: Irmão Joaquim Ângelo Siqueira, Venerável Mestre da Loja Ary Batalha nº 31 e aniversariante do dia; Irmão Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Irmão Adalberto Aluizio Heyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; cunhada Maria Célia Bueno Laranjeira, aniversariante do dia e esposa do Irmão Miguel Francisco Marghetti Laranjeira, da Loja Alferes Tiradentes nº 20; Irmão Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, e a cunhada Sabrina Maria Duarte Malgueiro; Irmão Norton Walladão Panizzi, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, e a cunhada Denise Guedes Panizzi; Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, tendo a cunhada Adriana Bittencourt Sada Graff à sua direita; Irmão Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, e a cunhada Marilene Campos Filomeno; e Irmão Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, tendo à sua direita a sua esposa Ana Maria E. Silva Alves.

glsc-62-anos_41592081592_o

O Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, agradeceu a presença de todos, enaltecendo os 62 anos de fundação da GLSC e …

glsc-62-anos_27763235398_o

… convidou a todos para fazer um brinde.

WhatsApp Image 2018-04-23 at 19.04.32

WhatsApp Image 2018-04-23 at 19.04.33(1)

glsc-62-anos_26764021367_o

WhatsApp Image 2018-04-23 at 19.04.33

glsc-62-anos_27763146318_o

Ao final, disse “viva à Grande Loja de Santa Catarina“.

glsc-62-anos_40921417524_o

Após todos cantarem os parabéns para a Grande Loja de Santa Catarina, o Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, solicitou para que a cunhada Maria Célia Bueno Laranjeira e o Irmão Joaquim Ângelo Siqueira, aniversariantes do dia, soprassem as velas do bolo dos 62 Anos de Fundação da Grande Loja de Santa Catarina.

glsc-62-anos_41592135502_o

Posteriormente, deu-se início ao jantar.

glsc-62-anos_27762954578_o

A seguir, mais registros fotográficos da Assembleia Geral e do Jantar Comemorativo ao 62 Aniversário de Fundação da Grande Loja de Santa Catarina:

glsc-62-anos_41631073581_o

glsc-62-anos_41631056611_o