No dia 8 de março, no Templo da Associação Casa de São João, em Chapecó, foi realizada a Sessão Especial de Abertura do Ano Maçônico de 2018 com palestra ministrada pelo Excelentíssimo Governador do Estado de Santa Catarina, Sr. Eduardo Pinho Moreira, abordando o tema “Cenário atual de Santa Catarina”.

O evento foi organizado pela Somar Oeste e teve a condução do Irmão Carlos Merísio, Venerável Mestre da Loja Luz do Ocidente, nº 3.015, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina. Contou com a presença do Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Noal Berbigier; do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, Adalberto Aluízo Eyng; do Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina, Sérgio Wallner, de autoridades civis e militares da região e de aproximadamente 240 convidados.

2018-03-09-PHOTO-00001141

No Trono, da esquerda para a direita: Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão Adalberto Aluízio Eyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Irmão Carlos Merísio, Venerável Mestre da Loja Luz do Ocidente nº 3.015, do Grade Oriente do Brasil – Santa Catarina; Sr. Eduardo Pinho Moreira, Governador do Estado de Santa Catarina; e Sérgio Wallner, .Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina.

2018-03-09-PHOTO-00001110

O Presidente da Somar Oeste, Diogo Bertelli, fez uso da palavra e ressaltou a importância da Sessão Especial de Abertura do Ano Maçônico, não somente por inaugurar formalmente mais um Ano Maçônico e dar início aos trabalhos regulares, mas sim por ser mais uma oportunidade de celebrar a união dos Maçons e força da Maçonaria Catarinense.

Diogo Bertelli, destacou que a Somar Oeste foi idealizada para ser uma Associação que representasse as Lojas, os Veneráveis e todos os Maçons da região, independentemente de Potências Maçônicas ou Lojas que pertençam. Foi projetada para ser o terreno fértil onde serão lançadas as sementes dos ideais Maçônicos, para ser o local onde as ações pensadas dentro das Lojas serão concretizadas e onde a obra Maçônica será construída.

Lembrou aos presentes que, em Janeiro deste ano de 2018, foi inaugurada e entregue à comunidade de Chapecó uma Base da Polícia Militar no Distrito de Marechal Boorman, obra esta realizada através de uma parceria entre a Somar Oeste, a SACH (Sociedade Amigos de Chapecó), o Poder Público Municipal, entidades empresariais, empresas e empresários locais, juntamente como toda a comunidade que, com muita dedicação e voluntariado, conseguiram concluir a obra. Ressaltou que esta ação, inegavelmente, está voltada ao campo da Segurança Pública.

Lembrou, também, que um dos objetivos da Somar Oeste é apoiar ações junto ao Hospital Regional do Oeste – HRO, através da busca de apoio para a conclusão da obra de ampliação do hospital, acarretando uma melhora significativa na qualidade da prestação dos serviços já existentes bem como a implantação de novos serviços de alta complexidade que beneficiarão toda a população local e regional, ações estas, inegavelmente, voltada à área da Saúde Pública.

Lembrou que a Somar tem como objetivo apoiar ações para a implantação e manutenção de um Colégio Militar em Chapecó/SC, ações essas, inegavelmente, ligadas à Educação Pública. Destacou que não há como praticar ações no campo da segurança pública, saúde pública e educação pública sem que se fale em Políticas Públicas, sem que, em algum momento, haja contato com o Poder Público ou com Agentes Públicos, sejam eles quais forem.

O Presidente ainda disse que a Somar pode ser vista como o “braço político” da Maçonaria, mas nunca pode ser confundida como o uma entidade “politiqueira” ou “eleitoreira”. Explicou que “braço político” significa buscar a realização das políticas institucionais da Maçonaria como um todo, independentemente de Potências Maçônicas ou de Lojas, ou seja, praticar ações no mundo profano com o objetivo de construir uma sociedade mais livre, justa e solidária para, ao fim e ao cabo, tornar mais feliz a Humanidade.

Nesse sentido, a Sessão de Abertura do Ano Maçônico 2018 brinda a Maçonaria com a presença da maior autoridade pública do Estado, trazendo otimismo e esperança à toda comunidade maçônica do Oeste de SC.

2018-03-09-PHOTO-00001136

O Presidente da Somar Oeste entregou ao Governador Eduardo Pinho Moreira um Ofício assinado por lideranças e autoridades de Chapecó, pelos Grão-Mestres das três Potências Maçônicas, com vários pleitos para Chapecó e região, e requereu que todos os pleitos sejam atendidos, não só por ser um pedido da Somar Oeste, mas sim, por ser necessário ao desenvolvimento da região e, principalmente, porque a população merece.

2018-03-09-PHOTO-00001113

O Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Noal Berbigier, fez uso da palavra em nome dos três Grão-Mestrados e disse que nos mais de três séculos de Maçonaria Especulativa tem-se percebido que os atos maçônicos, de forma geral, tem-se tornado cada vez mais contemplativos e menos executivos. Lembrou que o número de Maçons vem diminuindo na Inglaterra e nos Estados Unidos ao passo que vem crescendo no Brasil, tanto que a GLUI – Grande Loja Unida da Inglaterra, recentemente, reconheceu a regularidade de mais três Grandes Lojas no País. Destacou a importância do Maçom conhecer-se a aperfeiçoar-se para ser um construtor social pelo exemplo e o campo fecundo para que isso ocorra é a Somar. Ao final, parabenizou a todos pelo evento rogando que o Grande Arquiteto ilumine e guarde a todos.

2018-03-09-PHOTO-00001100

2018-03-09-PHOTO-00001132

2018-03-09-PHOTO-00001089

Após a sessão, autoridades e convidados confraternizaram em um ágape por adesão, brindando a abertura de mais um ano de trabalho.

2018-03-09-PHOTO-00001126

2018-03-09-PHOTO-00001127