No dia 12 de dezembro de 2018, durante a “Quarterly Communication” da Grande Loja Unida da Inglaterra, espécie de Assembleia Geral daquela Potência, constou da Ordem do Dia proposição da Grande Loja de Santa Catarina do reconhecimento mútuo dessas duas Grandes Lojas. Após leitura de parecer favorável, exarado pela Comissão de Reconhecimento da UGLE, o assunto foi posto em votação e aprovado por unanimidade.

Congratulamo-nos com os Maçons que compõem nossa Jurisdição, por mais essa conquista que adere aos nossos horizontes internacionais.

A Grande Loja de Santa Catarina continuará sendo referência frente ao mundo maçônico, preservemos esta responsabilidade sob todos os aspectos, principalmente quanto ao comportamento que cada um de nós jurou respeitar desde a nossa Iniciação. Parabéns a todos!

Grande Secretaria de Relações Exteriores

A seguir, o documento oficial e, posteriormente, a sua tradução.

GL-of-Santa-Catarina-(2)

Tradução:

UNITED GRAND LODGE OF ENGLAND

Escritório do Grão-Chanceler

VW Bro Orlando de Oliveira Reis
Grande Chanceler, Grande Loja de Santa Catarina
Avenida Pequeno Príncipe
1002 Campeche, Florianópolis – Santa Catarina
CEP: 88.063-000, Brasil

Email: exterior@mrglsc.org.br

Nossa Ref: ER / DRD / KB 12 de dezembro de 2018

Caro Irmão de Oliveira Reis

Em sua comunicação trimestral de dezembro realizada hoje, minha Grande Loja aprovou o reconhecimento da Grande Loja de Santa Catarina.

As Grandes Lojas reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra serão notificadas da nossa decisão.

Cópias complementares do nosso Livro de Constituições e do Anuário Maçônico atual estão sendo enviadas separadamente.

Se a sua Grande Loja publica um anuário ou um equivalente (por exemplo, os Anais de sua Comunicação Anual), eu ficaria grato se você providenciasse que duas cópias fossem encaminhadas a mim anualmente. Por favor, marque isso para a atenção da minha secretária, a srta. Kerry Byas.

Os conselheiros do meu Grão-Mestre recentemente concordaram que os Representantes das Grandes Lojas Estrangeiras na Grande Loja Unida da Inglaterra deveriam ser eliminados. No entanto, embora um representante seja considerado um cargo meramente honorário e nenhum dever esteja envolvido, ainda assim esperamos receber sua indicação de um Irmão para representar minha Grande Loja na sua. Se a sua Grande Loja não deseja nomear um Representante, ficaria grato pela confirmação desse fato.

Sinceramente e fraternalmente,

Derek R. Dinsmore
Grande Chanceler
Salão dos Maçons, 60 Great Queen Street, Londres, WC2B 5AZ
Telefone: +44 (0) 20 7831 9811 Email: info@ugle.org.uk