Nos dias 1 e 2 do presente, em Paris, a GLNF reuniu-se para sua Comunicação Anual, espécie de Assembleia Geral do seu Povo Maçônico, para deliberar assuntos de interesse da Jurisdição, e apreciar as indicações do Grande Comitê de Reconhecimento, órgão responsável pela elaboração de parecer conclusivo quanto às Potências que reúnem condições para assinarem Tratados de Mútuo Reconhecimento com a GLNF.

A Grande Loja de Santa Catarina, durante a XLVI Assembleia Geral da CMSB, ocorrida em julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro, atendendo proposição da GLNF, entregou ao Irmão Eliphas Almeida, representante daquela Potência, dossiê com informações que compõem a sua história, da fundação aos dias atuais, para instruir processo de Reconhecimento mútuo entre a GLNF e GLSC (vide foto abaixo).

Materia-GLNF-novo-8

No decorrer do mês de outubro do presente, várias trocas de correspondências entre estas Grandes Lojas, acenavam positivamente que as informações prestadas pela GLSC fossem suficientes para justificar a celebração do Reconhecimento Mútuo essas Potências, o que foi ratificado pelo Convite Oficial da Grande Loja Nacional Francesa à Grande Loja de Santa Catariana para que comparecesse à sua Comunicação Anual/2017, em Paris, a fim de participar legalmente da cerimônia reservada às Potências Regulares e reconhecidas, com os protocolos previstos no cerimonial do evento.

Em torno de cem Potências Regulares participaram deste evento, que contou com representantes de todos os continentes, reunindo um universo superior a 3000 Maçons.

Materia-GLNF-novo-8a

A Grande Loja de Santa Catarina foi representada pelo seu Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, acompanhado pelo Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Orlando de Oliveira Reis que, na oportunidade, representou a Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas.

25 Grandes Lojas brasileiras foram representadas por seus Grão-Mestres ou prepostos, legalmente inscritos como tal.

Materia-GLNF-novo-8b

Foto da delegação do Brasil.

Todos os Grão-Mestres, ou representantes de Grandes Lojas, foram recebidos de acordo com as normas protocolares para recepção de Potências Regulares, com assento ao lado do Sereníssimo Grão-Mestre da GLNF, Irmão Jean-Pierre SERVEL.

Às vésperas da Comunicação Anual, os Grão-Mestres ou seus Representantes legalmente inscritos, foram recepcionados pela Grande Loja anfitriã, momento em que foi preenchido com cerimonial para troca de mimos, fotos e o estreitamento de novos contatos em nível de mundo; um autêntico instante de confraternização.

Materia-GLNF-novo-8c

Momento em que o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Orlando de Oliveira Reis, cumprimentam o Sereníssimo Grão-Mestre da GLNF, Irmão Jean-Pierre SERVEL e entregam uma placa em nome da GLSC, com os seguintes dizeres:

Materia-GLNF-novo-8d

Tradução:

À Glória do Grande Arquiteto do Universo

A M∴R∴ Grande Loja de Santa Catarina ao construir uma Aliança Fraterna e de Reconhecimento mútuo com a M∴R∴ Grande Loja Nacional Francesa, representada por seu Muito Respeitável Grão-Mestre Jean-Pierre Servel, registra sua felicidade e reafirma seu compromisso de trabalhar em favor do fortalecimento da Maçonaria Universal, estreitando os laços que unem essas Potências como verdadeiras irmãs.

Paris, 1º de dezembro de 2017

Flávio Rogério Pereira Graff
Grão-Mestre
“Conhecer-se e Aperfeiçoar-se”

A dimensão desse Reconhecimento Mútuo, GLSC e GLNF,  é o resultado de um trabalho de 61 anos, quando nossos antecessores puderam plantar e cuidar de uma semente que vem florescendo com toda sua pujança, dando-nos a honra de irmos colhendo os bons frutos. Parabéns aos Irmãos que formam a GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA.

Ainda durante a estada em Paris,  o Grão-Mestre, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff e o Gr∴ Sec∴ RRel∴ EExt∴, Irmão Orlando de Oliveira Reis, e outros Irmãos brasileiros, participaram de Sessão Maçônica realizada pela A∴R∴L∴S∴ Fraternidade Atlântica, nº 1267,  da GLNF, a convite do Venerável Mestre Irmão Fabrice Charry, que mantém laços familiares com o Brasil.

Fotos da visita à Loja Fraternidade Atlântica, nº 1267, GLNF:

Materia-GLNF-novo-8e

Materia-GLNF-novo-8f

O Venerável Mestre da ARLS “Fraternidade Atlântica”, nº 1267, Ir∴ Fabrice Charry, junto ao Grão-Mestre Ir∴ Flávio e ao Gr∴ Sec∴ RRel∴ EExt∴ Ir∴ Orlando.

Materia-GLNF-novo-8g

Irmãos do Quadro ARLS “Fraternidade Atlântica”, nº 1267, e visitantes.